Entra em vigor lei que obriga uso de faróis originais de fábrica


A partir de hoje, está proibido alterar as especificações originais do farol do carro.

A partir de hoje (janeiro de 2021), está proibido substituir as lâmpadas originais dos faróis do veículo por outras com especificações diferentes. A medida já está aprovada na Resolução n° 667/17, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A resolução proíbe ainda, a troca de qualquer dos elementos que compõem o sistema de iluminação, e vai além, proibindo ainda, a colocação de adesivos ou pinturas no conjunto ótico.

Veja Também

⇒ Seguro obrigatório DPVAT terá custo zero para motoristas em 2021

⇒ IPVA 2021 de SP: veja como consultar e quando pagar

⇒ Carteira Digital de Trânsito terá função de transferir veículos em 2021

De acordo com a nova medida, quem já fez a troca do sistema de iluminação do carro, como a instalação de lâmpadas de LED, não será afetado. Já quem trocar a o equipamento a partir de hoje (01/01/2021), estará cometendo uma infração grave e está sujeito a multa no valor de R$ 195,23, além de somar cinco pontos na CNH e ter seu veículo removido para regularização.

[Foto: Divulgação]

Siga o MDA nas redes sociais:

5 comentários em “Entra em vigor lei que obriga uso de faróis originais de fábrica”

    • Olá Mathias, a lei é de 2017, ou seja, foi o prazo estipulado para que se houvesse a regularização das substituições feitas, ao nosso entendimento quem não regularizou estará sim em conflito da lei, e a merces da interpretação do agente de trânsito em caso de uma abordagem. Porém nas vistorias anuais (nos estados que os detrans fazem vistorias) poderá ser barrado e ter de trocar pelas originais.

Os comentários estão encerrado.

Banner MDA