in ,

Documento digital de veículo já está disponível em SP; veja tutorial

Chega ao estado de São Paulo a versão digital do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), mais conhecido como documento de porte obrigatório do veículo.

Os proprietários de veículos do estado de São Paulo já podem baixar o APP disponibilizado pelo governo federal e cadastrar o CRLV do seu veículo. O mesmo APP também permite gerar a Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH Digital).

A novidade foi desenvolvida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). O CRLV digital traz todas as informações disponíveis no documento impresso e igualmente tem a mesma validade jurídica. Mesmo sem internet (de modo offline), ambos documentos (CNH e CRLV) podem ser acessados diretamente pelo aplicativo.

Outra função interessante do aplicativo é avisar o motorista sobre convocações (recalls) do veículo; além de avisar quando a habilitação vencer e poder consultar infrações de trânsito.

Veja Também

⇒ CNH Digital pode ser gerada sem necessidade de ir ao Detran

⇒ Carteira de habilitação vencida: mito ou verdade?

⇒ Como tirar CNH gratuita no Detran

Compartilhamento

Outra facilidade do aplicativo é permitir que o documento do veículo digital seja compartilhado para outra pessoa que utiliza o mesmo veículo, desde que ela já tenha instalado, em seu dispositivo móvel, o aplicativo CDT. O compartilhamento pode ser realizado para até cinco usuários ao mesmo tempo. Quem recebe o CRLV digital não consegue exportar ou compartilhar o documento, mas pode apresentá-lo às autoridades de trânsito. Quando o proprietário do veículo não quiser mais compartilhar o documento, é só cancelar a opção no aplicativo.

Segurança

O documento digital do usuário está protegido por uma senha de acesso de quatro dígitos, exigida para o login na Carteira Digital de Trânsito. O acesso ao aplicativo pode ser feito também com a impressão digital do usuário nos dispositivos móveis que já possuam leitor por biometria.

A autenticidade do documento é garantida pelo QR Code, que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação no documento durante uma fiscalização de trânsito. O procedimento de obtenção do CRLV e da CNH Digital é 100% online, não sendo necessário o comparecimento do proprietário ao Detran de seu estado.

Como obter?

É simples, rápido e fácil; Confira.

1. Instale o aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” no seu smartphone, fazendo o download gratuitamente nas lojas Google Play e App Store.       

2. Cadastre o usuário:

  • Uma vez instalado o app, abra e selecione: “Entrar com gov.br”;
  • Na tela seguinte, informe o CPF e selecione “Próxima” (Tela do Gov.br);
  • Na próxima tela, deverá ser informada a senha do usuário. Caso o usuário não possua conta no Gov.br, deverá criar uma conta. Após criar a conta, deve retornar ao aplicativo e clicar em “Entrar com gov.br”.

Baixar o CRLV Digital

Após o login, selecione a opção “Veículos”. Em seguida, informe o número do Renavam e o Número de segurança do CRV (antigo DUT). Depois, selecione incluir. Pronto está disponibilizado o CRLV Digital em seu smartphone.

[Foto: Divulgação SEPRO]

Siga o MDA nas redes sociais:

Written by Michael W.

Apaixonado por carros desde criança, hoje compartilho com todos o conhecimento que tive ao longo da vida.

Siga o MDA nas redes sociais
Facebook -- Instagram -- Youtube -- Twitter

Deixe uma resposta

Loading…

Nissan alcança a marca de 400 mil veículos produzidos em Resende (RJ)

Oficial: Kia confirma chegada do hatch Rio para janeiro de 2020