O Conselho Nacional de Trânsito(CONTRAN), estabelece um cronograma de estudos técnicos e regulamentação dos itens de segurança veicular. Com a natural evolução tecnológica dos veículos, o CONTRAN, entende a necessidade de aprimorar a segurança dos veículos nacionais e, vai determinar as regras para uso de alguns itens de segurança no futuro, os tornando obrigatório em todos os veículos vendidos no Brasil.
Esta Resolução 717/2017 não detalha cada item, somente aponta o nome do item a ser discutido e, seu prazo para estudo e regulamentação. Porém, isso não significa que vai virar lei. Confira os itens que falam de veículos leves:
O CONTRAN diz apenas que este item fala sobre a homologação, mas esperamos que no mínimo essa nova regra para acessibilidade obrigue as fabricantes a terem itens que facilitem a vida do PcD condutor.
Alerta de permanência em faixa: Reduziu em até 85% o número de acidentes fatais nos Estados Unidos em 2016. A informação foi divulgada pelo IIHS, instituto responsável por regulamentar a segurança viária naquele país.
Esse sistema avisa o motorista que esta se aproximando de um outro veículo e avisa da necessidade de frear e, caso ele não atue, o sistema se encarrega de frear o veículo automaticamente.
O sistema indicador de frenagem de emergência faz o acionamento automático do pisca-alerta em caso de uma frenagem brusca.
Sistema de Alerta: Sensor de estacionamento.
Visibilidade: Câmera de ré.
Possivelmente uma regra para padronização dos desenhos dos botões para todos as marcas e modelos.
Possível padronização ou alteração na intensidade do volume.
Pode ser uma alteração ou padronização no tamanho do espelho.
Padronização para melhor a segurança, pois quando houver um impacto lateral ou capotamento a porta não venha a abrir.
Esse item deve forçar as fabricantes a reforçar a estrutura dos veículos, tanto para impacto frontal quanto traseiro.
Aviso sonoro da não utilização do cinto de segurança.
Será determinado uma regra para que em caso de atropelamento de um pedestre, cause menos dano possível.
Forçar as montadoras a incluir barra lateral de proteção bem como Airbags laterais e do tipo cortinas.
Determinar um padrão para os veículos elétricos.
O órgão irá determinar algumas regras para esses tipos veículos.
A câmeras de segurança, grava e salva as imagens, podem armazenar informações pertinentes como a localização do veículo por GPS. Diminuindo o valor do seguro, pois evita fraudes em caso de acidente.