in

Consumo de combustível: qual a melhor forma de medir?

Publicidade
Publicidade

Consumo de combustível: Com o preço cada vez mais alto dos combustíveis, ter um veículo que faz uma boa quilometragem por litro consumido é cada vez mais o sonho de consumo dos motoristas, afinal esse tipo de carro traduz economia e eficiência.

Infelizmente, no entanto, nem todos os veículos são conhecidos por economizar combustíveis. Alguns são bastante beberrões, dando bastante prejuízo aos consumidores. Isso acontece principalmente com os modelos mais antigos, já não tão eficientes.

Publicidade
Publicidade

Tem um veículo novo ou usado? Sabe como medir o consumo de combustível? Não? Então esse texto é para você. Selecionamos aqui algumas maneiras que vão ajudar a descobrir quanto seu carro gasta por quilômetro.

Como calcular Consumo de combustível?

Um método muito simples para medir o consumo de combustível de seu carro é mensurar sua eficiência.

Publicidade

Para isso você precisará, inicialmente, encher o tanque. Enquanto estiver abastecendo, anote a quilometragem atual do veículo. Dirija por um bom período e abasteça apenas quando estiver, de preferência, com meio tanque ou um pouco menos.

Publicidade

Veja quantos litros serão preciso para encher o tanque. Não se esqueça de anotar a quilometragem desse momento.

Publicidade

Depois de abastecido, basta que você faça algumas contas simples. Subtraia a quilometragem do primeiro dia que abasteceu da registrada no segundo abastecimento e divida pelos litros necessários para encher o tanque. O resultado apurado será o quanto seu carro faz por litro.

Para garantir que os resultados são bastante confiáveis, procure ir ao mesmo posto de gasolina e, se possível, utilize a mesma bomba. A calibragem diferente das diversas bombas dos postos pode influenciar no resultado final de seu controle.

Publicidade
Publicidade

Veja Também

⇒ Valores de multas 2018

⇒ Motoristas com CNH Especial podem ser multados?

⇒ Multas de trânsito: como saber se tem e como recorrer

Aplicativos

Se você não for exatamente muito bom com números, e quiser saber exatamente quanto de combustível seu carro consome a cada quilômetro rodado, pode utilizar a tecnologia a seu favor.

Já foram desenvolvidos aplicativos para celular que fazem esse cálculo automaticamente. Aqui, basta inserir o modelo de seu carro e a montadora fabricante que o produto faz um cálculo estimado de quanto é esse consumo.

Publicidade
Publicidade

Como possui uma boa base de modelos cadastrados, ele permite inclusive que você estime quanto seu carro consumirá na estrada, durante as viagens, por exemplo. A ferramenta é gratuita e está disponível para os principais sistemas operacionais de celulares existentes no mercado.

Condições de rua

Uma variável que pode influenciar bastante no consumo de combustível são as condições do asfalto onde você vai circular. Ruas esburacadas, por exemplo, consomem muita gasolina/álcool ou diesel.

Publicidade
Publicidade

Por outro lado, estradas onde o asfalto é praticamente um “tapete” diminuem bastante a quantidade de combustível utilizada pelo carro.

Medições frequentes

Anotar a quantidade necessária para abastecer seu carro é uma estratégia interessante para saber quanto de combustível é consumido, mas para que essa técnica seja realmente eficaz é preciso que seja constante.

Publicidade
Publicidade

Mesmo que você use aplicativos, procure observar sempre quanto de combustível você precisará colocar a cada vez que vai ao posto de gasolina. Afinal, vários fatores podem aumentar o consumo do carro, prejudicando essa eficiência.


Nos siga nas redes sociais

 Facebook- Mundo do Automóvel para PCD

 Instagram – Mundo do Automóvel para PCD

 Youtube – Mundo do Automóvel para PCD

Deixe uma resposta

Loading…