in ,

Comparativo: VW Gol MSI Tiptronic x VW Polo MSI Tiptronic

Comparamos as versões MSI de ambos, sendo as duas equipadas com transmissão automática e motorização 1.6.

Publicidade
Publicidade

Iniciando mais um comparativo aqui no Mundo do Automóvel para PcD, dessa vez trazendo dois modelos hatches da Volkswagen: o consagrado Gol e o mais atualizado Polo. Estaremos pondo na mesa as versões MSI de ambos, sendo que as duas equipadas com transmissão automática e motorização 1.6 que possui diferenças de números entre um e outro.

Tanto Polo quanto Gol com motor 1.6 e câmbio automático foram lançados no ano de 2018 como forma da marca de trazer opções mais acessíveis para a gama com essa opção ao invés da manual (elas existem também, mas serão desconsideradas). No Gol também simbolizou o fim da polêmica transmissão automatizada I-Motion, registrando um notável avanço no hatch compacto que está na mesma geração há mais de uma década. Já no Polo, o câmbio Tiptronic já só estava disponível com motor 200 TSI.

Publicidade

Custando abaixo do teto para isenção de ICMS de R$ 70.000 podem ser sim consideradas duas boas opções ao cliente que deseja optar por um modelo automático com preço público na faixa dos R$ 60.000. Vale destacar que são carros relativamente distintos um do outro, com propostas parecidas e ao mesmo tempo podendo agradar públicos diferentes.

Confira então o comparativo dos hatches Volks.

Motorização e câmbio

Como dito na introdução, os dois modelos compartilham motor e câmbio são compartilhados, mas na ficha técnica são notáveis distinções.

Publicidade

A motorização utilizada é a 1.6 MSI 16V que possui no Gol a potência de 120 cavalos no etanol e 110 cavalos na gasolina com torque de 16,8 kgfm e 15,8 kgfm, respectivamente. No Polo são 117 cavalos de potência com torque de 16,5 kgfm no etanol e 110 cavalos de potência com torque de 15,8 kgfm na gasolina.

Já o câmbio usado é o automático AISIN com conversor de torque tradicionalmente conhecido que conta com seis marchas e opção de trocas manuais.

Publicidade

Dimensões

Ambos são posicionados como hatches compactos na gama de produtos da Volkswagen, mas as diferenças no aspecto dimensões são consideráveis. Do mesmo modo que lá em 2008, lançamento da atual geração do Gol, o Polo é um hatch compacto premium e por isso tende a apresentar maiores medidas para atender um público diferenciado e que busca mais conforto. Além disso, o Gol é mais datado e possui medidas condizentes com sua época de lançamento.

Quanto ao comprimento, o Gol mede 3.892 mm contra 4.057 mm do Polo (diferença de 165 mm), largura de 1.656 mm no Gol e 1.751 mm no Polo (diferença de 95 mm), altura de 1.464 mm no Gol e 1.468 mm no Polo (diferença de 4 mm). O entre-eixos do Polo possui 2.565 mm contra 2.467 mm do Gol (diferença de 98 mm) e o porta-malas do Polo possui 300 litros de capacidade contra 285 litros do veterano. Enquanto o tanque de combustível do Polo possui capacidade para 52 litros o Gol possui 55 litros.

Publicidade

Itens de série

Ambos os modelos possuem por igual ar-condicionado analógico, direção com assistência (hidráulica no Gol e elétrica no Polo), vidros elétricos (dianteiros no Gol e nas quatro portas no Polo), travas elétricas, rodas de aço de 15 polegadas com calotas, limpador e desembaçador traseiro, duplo airbag frontal, freios ABS, ISOFIX, entre outros itens.

O Gol fica devendo alguns itens presentes de série no Polo como chave canivete com alarme, computador de bordo no painel de instrumentos, airbags laterais, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, retrovisores externos elétricos na cor do veículo, assim como as maçanetas (no Gol são pretos), faróis com dupla parábola, sistema de som “Media Plus” com volante multifuncional, entre outros itens.

Publicidade

Quanto aos opcionais, o Gol tem vários, mas podemos destacar alguns como rodas de liga leve de 15 polegadas, sistema de som “Media Plus “ ou central multimídia “Composition Touch” com App-connect, auto-falantes com twitters, alarme, faróis de neblina, computador de bordo, maçanetas e retrovisores elétricos na cor do carro, sensor de estacionamento traseiro, entre outros. São três pacotes disponíveis.

Já o Polo só dispõe de um pacote opcional que abrange rodas de liga leve de 15 polegadas, sensor de estacionamento traseiro e central multimídia “Composition Touch” com App-connect.

Revisão Gol x Revisão Polo

*preços possuem como base a cidade de São Paulo-SP

KMValores
10 Mil ou 12 mesesR$ 559,50 e R$ 568,30
20 Mil ou 24 mesesR$ 630,60 para ambos
30 Mil ou 36 mesesR$ 558,30 para ambos
40 Mil ou 48 mesesR$ 833,10 para ambos
50 Mil ou 60 mesesR$ 558,30 para ambos
60 Mil ou 72 mesesR$ 630,60 para ambos

Preços e conclusão

O Volkswagen Gol MSI Automático tem preço público sugerido de R$ 59.590 na sua configuração mais básica com pintura sólida. Para o público PcD com isenções de IPI e ICMS o valor praticado é de R$ 44.738,28. Contudo, o cliente pode adquirir também com opcionais e cor metálica caso deseje (consultar preços).

Por sua vez, o Volkswagen Polo MSI Automático tem preço público de R$ 63.990 também na configuração mais básica e com pintura sólida. Para PcD o valor é de R$ 50.494. Assim como o Gol, o cliente que desejar pode escolher colocar pacote opcional e pintura metálica.

Concluindo, podemos definir que o público do Gol é aquele que demanda um veículo com transmissão automática e um custo de aquisição mais baixo que alguns outros modelos. É um veículo um tanto defasado, mas que cativa muitos pela confiabilidade e robustez mecânica, ainda que rústico e sem itens de segurança essenciais hoje em dia.

O Polo é para aquele usuário que busca um projeto mais moderno, com itens de segurança e conveniência a mais, dimensões maiores que proporcionam um conforto maior e que pode pagar a mais por isso. Em termos de qualidade de materiais de acabamento não se difere tanto do irmão mais velho com plásticos de toque razoavelmente áspero, mas com uma montagem um pouco mais caprichosa e relativamente agradável.

[Fotos: Divulgação]

Siga o MDA nas redes sociais:

Deixe uma resposta

Loading…