Citroën C4 Cactus sai de linha no Brasil e abre espaço para novos SUVs da marca

Modelo se despede após seis anos de mercado, encerrando também a produção dos motores 1.6 no país.

Citroën C4 Cactus

O Citroën C4 Cactus sai de linha, encerrando sua trajetória no Brasil. Após seis anos no mercado nacional, o SUV compacto foi oficialmente retirado do catálogo da marca. A Stellantis, controladora da Citroën, confirmou a decisão, destacando que o modelo continuará disponível em países importadores, mas não será mais produzido para o mercado brasileiro. Essa mudança marca o encerramento de uma era para a Citroën no país.

Lançado no Brasil em 2018, o C4 Cactus chamou atenção por seu design diferenciado e opções de motorização turboalimentadas. Entre elas, destacaram-se o motor 1.6 aspirado EC5, com 118 cv, e o motor 1.6 turbo THP, de 173 cv propriamente dita. Apesar de sua proposta única, o modelo enfrentou dificuldades para se manter competitivo, especialmente diante de rivais mais modernos no segmento de SUVs.

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Em termos de vendas, o Cactus acumulou cerca de 72 mil unidades emplacadas no Brasil. Seu melhor desempenho ocorreu em 2021, quando registrou 19.552 unidades vendidas. Contudo, em 2024, o número caiu drasticamente, com apenas 1.017 unidades vendidas até novembro. A produção em Porto Real (RJ) continuará até o fim do ano, atendendo mercados vizinhos como Argentina e Uruguai.

A Stellantis também anunciou o fim da produção dos motores 1.6 aspirado e turbo no Brasil, encerrando a utilização de tecnologias oriundas da antiga PSA. No lugar do Cactus, a Citroën aposta nos novos SUVs Aircross e Basalt, que fazem parte da estratégia de renovação da marca e utilizam a moderna plataforma CMP, alinhada às tendências globais.

O Citroën C4 Cactus deixa um legado com sua ousadia de design para época, mas não conseguiu manter um desempenho consistente no mercado nacional. Com a chegada dos novos modelos, a Citroën busca se reposicionar no segmento de SUVs, mirando um público mais amplo e competitivo.