Mercado

Chevrolet alcança a marca de 1 milhão de motores produzidos em Joinville

Unidade é responsável por produzir os motores de Onix, Onix Plus e Tracker.


Publicidade

A fábrica de motores, cabeçotes e blocos da General Motors em Joinville (SC) acaba de completar o marco de um milhão de motores produzidos. A fábrica foi inaugurada em 2013, a unidade iniciou produzindo os motores e cabeçotes da primeira geração do Onix. Em 2017, recebeu investimentos da ordem de R$ 1,9 bilhão que quadruplicaram sua área e atualizaram toda a sua linha de produção para receber a nova geração de motores três cilindros do novo Onix, Onix Plus e novo Tracker.

A fábrica opera com capacidade anual de 417 mil motores por ano. Muitos processos da linha de motores da fábrica de Joinville da GM possuem nível de automação da indústria 4.0. A unidade conta ainda com 90 robôs operando um sistema integrado e inteligente onde todas as peças são monitoradas pelo seu número serial, permitindo registrar dados importantes de manufatura e qualidade.


Publicidade

Veja Também

⇒ Recall: Chevrolet convoca Onix, Onix Plus e Tracker

⇒ Chevrolet emite termo de ciência do Tracker na nova versão para PcD

⇒ Chevrolet Tracker LTZ e Premier 1.0 chegam ao mercado

Motores Ecotec

Na fábrica de Joinville são fabricados os motores Ecotec flex 1.0 (turbo e aspirado) e 1.2 (turbo), de três cilindros do Onix, Onix Plus e Tracker.

O motor Ecotec 1.0 Flex Turbo da Chevrolet conta com bloco de alumínio, cabeçote com duplo comando variável de válvulas, coletor de escape integrado, bomba de óleo de duplo estágio de pressão variável, além de diversos conceitos.

O volante do motor possui um sistema de dupla massa suspensa que absorve de forma mais eficiente as vibrações provenientes do motor para a transmissão, além disso, a correia dentada imersa em óleo torna o funcionamento mais silencioso que o sistema de correntes usado pela concorrência e igualmente livre de manutenção até 240 mil quilômetros.

Neste motor, também há a otimização do virabrequim para que os pistões fiquem deslocados do centro dos cilindros para menor atrito da movimentação dos pistões. Outro segredo da performance deste propulsor está no sistema avançado de gerenciamento eletrônico, que potencializa os resultados tanto na configuração manual como na automática, ambas de seis marchas.

Fotos: fábrica GM de motores

[Fotos: Divulgação GM]

Siga o MDA nas redes sociais:

Share
Published by
Michael W. Faquiano