Carros de repasse: o que são?

0

Os carros de repasse são aqueles que são repassados no estado em que estão ao seu comprador final.

Uma diferença importante deste tipo de carro para os vendidos em lojas é que quem compra um carro assim não recebe qualquer garantia sobre qualquer item, pois o veículo costuma ter um valor bem abaixo da tabela.

Por isso, quando você decide comprar um carro em uma loja de seminovos, o valor cobrado costuma seguir a tabela ou ficar um pouco acima dele. Nesse caso, são verificados todos os aspectos do veículo, incluindo os estéticos.

Veja Também

⇒ Saiba qual a melhor época para comprar carro 0km

⇒ Perdi uma das placas do carro, o que fazer?

⇒ CNH vencida: por quanto tempo posso dirigir?

Defeitos

Quem compra um carro de repasse via internet pode até mesmo encontrar, no portal, algumas anotações de o que tenha sido verificado no veículo. Entretanto, as peças do automóvel não tem nenhum tipo de garantia, seja por defeito ou problema mecânico. Todos os custos com o reparo são pagos pelo comprador.

Tipos de vendas de repasse

Assim como acontece com todas as operações de compra e venda de veículos, as vendas de repasse possuem diferentes tipos. No entanto, a mais comum delas é quando o carro é parte da negociação.

Isso quer dizer que é bem comum usar um veículo usado na compra de um zero quilômetro. Isso é feito com grande frequência por concessionárias, que acabam pegando os veículos dos clientes, mas não investem em manutenção pelo custo ser muito elevado.

Adquirir um carro de repasse é seguro?

Outro ponto que costuma despertar várias dúvidas é se a compra de um carro de repasse é realmente seguro, afinal você está investindo dinheiro na operação.

Um olhar rápido pelo Código de Defesa do Consumidor diz que a compra de um bem é considerada legal quando ela é feita em uma empresa, seja ela uma loja ou uma concessionária.

A legislação prevê também que o vendedor garanta a cobertura de qualquer defeito que surgir na mercadoria até 90 dias da compra. O bem defeituoso deve ser substituído por um novo, em excelentes condições.

No entanto, como sabemos, ao comprar um carro de repasse, as lojas que fazem essa venda costumam adicionar no contrato a isenção de responsabilidade por defeitos que possam aparecer no veículo, levando em consideração o preço pago por ela.

O que ninguém conta, no entanto, é que a prática adotada na venda de carros de repasse é considerada ilegal, justamente porque exime o antigo proprietário do veículo da cobertura de danos.

Por isso, os carros de repasse costumam ser vendidos, em sua maioria, para lojas ou estacionamento de veículos. Nesses locais, os carros recebem os reparos que necessitam para funcionar adequadamente.

Depois de reformados, esses carros vão, finalmente, ser vendidos para o consumidor pessoa física. Contudo, o valor cobrado por ele será um pouco acima da tabela, para que a loja recupere o seu investimento.

Quando comprar um carro de repasse?

Embora o carro de repasse não ofereça garantia contra defeitos, em algumas situações essa aquisição pode ser vantajosa. Por exemplo, quando você é capaz de arrumar o carro, sem precisar gastar com a mão de obra de terceiros.


Nos siga nas redes sociais

 Facebook- Mundo do Automóvel para PCD

 Instagram – Mundo do Automóvel para PCD

 Youtube – Mundo do Automóvel para PCD

Summary
Review Date
Reviewed Item
Carros Repasse
Author Rating
51star1star1star1star1star

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here