Com nova cara, Hyundai HB20 2023 é oficialmente lançado para seguir líder

Hatch da marca sul-coreana se renova para tentar afastar polêmicas e continuar sendo o carro de passeio mais vendido do Brasil.

Hatch da marca sul-coreana se renova para tentar afastar polêmicas e continuar sendo o carro de passeio mais vendido do Brasil.

O ano era 2019, o Hyundai HB20 completava sete anos de mercado e a marca sul-coreana na ocasião optou por dar uma renovada no modelo, lançando a sua “segunda geração”

Isso mesmo, entre aspas, pois embora a marca tenha chamado de nova geração na ocasião, a plataforma se mantinha a mesma do modelo lançado em 2012.

Agora em 2022 a Hyundai lança a linha 2023 do HB20 com reestilização para tentar afastar os memes e correlações com um peixe.

Bom, seu design foi revelado em um flagra divulgado no final de junho e posteriormente revelado de maneira oficial pela Hyundai.

Começando pela dianteira, clara inspiração no Hyundai i20, compacto comercializado em outros mercados, com faróis tendo formato e disposição similar ao que temos hoje, mas um pouco mais espichados.

A grade, por sua vez, está subdividida, com a parte superior horizontalizada interligando os faróis agora com DRL em todas as versões, com a inferior localizada no para-choque e bastante pronunciada para as laterais, com algumas semelhanças em relação ao concorrente VW Polo, mas com elementos internos próprios e oriundos do i20.

Com isso, os para-choques também são totalmente novos e trazem uma novidade: luzes de seta integradas.

Lateralmente, as versões topo do modelo ganham rodas de 16 polegadas contra as rodas 15 utilizadas até a linha 2022.

A traseira traz agora lanternas integradas que cruzam o carro de lado a lado, estratégia adotada em várias marcas ultimamente e na própria Hyundai com os novos Tucson e Elantra.

A harmonia entre o novo para-choque com elementos em preto fosco, as novas lanternas traseiras em LED, as luzes de seta e de ré posicionadas nos para-choques e a tampa do porta-malas de maiores dimensões tornam o visual ainda mais tecnológico e moderno.

Primeiramente, a aspirada, contando com 80 cavalos a 6.200 rpm com torque de 10,2 kgfm a 4.500 rpm quando abastecido com etanol, e 75 cavalos e 9,4 kgfm de torque nas mesmas respectivas faixas de rotação. A transmissão que acompanha é manual de cinco marchas.

Partindo agora para a opção turbo, a injeção de combustível é direta. São gerados 120 cavalos a 6.000 rpm com torque de 17,5 kgfm a 1.500 rpm tanto com etanol quanto com gasolina. A transmissão que acompanha é manual ou automática, ambas de seis marchas.

Quer conferir os itens de série de cada versão, bem como os preços oficiais? Então é só arrastar para cima.