10 coisas que você precisa saber sobre o ACC (controle de cruzeiro adaptativo)

Assistente de condução, ‘Adaptive Cruise Control’ eleva nível de conforto e segurança

O ACC- Adaptive Cruise Control (controle de cruzeiro adaptativo) é uma evolução do ‘Controlador de Velocidade’, que permite ao condutor não apenas estabelecer a velocidade que o veículo deve trafegar, mas também ajustar a distância que deseja manter em relação ao carro à frente, ampliando o conforto e a segurança dele e dos demais passageiros.

“Importante ressaltar que o ACC é um assistente de condução, portanto todas as decisões ao volante permanecem sob a responsabilidade do motorista”, explica Antonio Carnielli Jr., Diretor Adjunto de Engenharia de Carroceria, Acabamento, Segurança Veicular e Pré-Desenvolvimento da Volkswagen. Para explicar em detalhes o funcionamento do ACC, preparamos uma lista completa com 10 informações que todos precisam saber sobre este moderno assistente de condução. 

1.O ACC TEM DUAS FUNÇÕES BÁSICAS

Todo Adaptive Cruise Control tem duas funções básicas: manter, a partir de ajustes pré-estabelecidos pelo motorista, a velocidade do carro e a distância em relação ao veículo que trafega à frente, controlando automaticamente as acelerações e frenagens. Desta maneira, o ACC entrega conforto e segurança ao motorista e aos passageiros. 

2.UM ASSISTENTE DE CONDUÇÃO, NÃO UM MOTORISTA PARTICULAR

O ACC não é um recurso de direção autônoma, e sim uma tecnologia que auxilia o motorista durante a condução, tornando-a mais confortável e segura. Ou seja, a responsabilidade das tomadas de decisões ao volante são únicas e exclusivas do motorista, que deve manter 100% da atenção na via durante toda a viagem. 

3.NÃO EXISTE ACC SEM FRONT ASSIST 

Todo veículo da Volkswagen com Adaptive Cruise Control é equipado também com o Front Assist, tecnologia que está sempre ativa (ao contrário do ACC) e que monitora a aproximação do carro à frente, freando o veículo automaticamente em uma situação de risco iminente, independente da velocidade que estiver. Ao detectar uma rápida aproximação em relação a um carro adiante, o Front Assist emite um aviso sonoro e outro luminoso, e dá uma ‘cutucada’ no freio, alertando o motorista. Na sequência, vai aumentando a força de frenagem até a parada total do carro. 

No caso do Nivus, quando o ACC, que pode ser acionado a partir de 30 km/h, estiver funcionado, o Front Assist está monitorando todo o tráfego adiante. Abaixo de 20 km/h, quando o ACC não pode ser ligado ou é desabilitado automaticamente, o Front Assist permanece acionado, monitorando a situação do trânsito à frente. 

4.DISTÂNCIA MÍNIMA DE SEGURANÇA

Além do conforto, o Adaptive Cruise Control também entrega segurança. Por isso, no momento em que o motorista está ajustando a distância a ser mantida em relação ao veículo à frente, o sistema automaticamente determina uma distância mínima necessária de segurança. Desta maneira, em uma situação de risco iminente, o motorista terá condições de evitar um acidente. Se depender apenas do ACC, o motorista nunca ‘anda colado’ ao carro à frente. 

5.‘QUEM’ FAZ A LEITURA DO TRÁFEGO À FRENTE?

Resposta: um radar! Este equipamento tem a mesma finalidade dos utilizados em aeronaves, realizando a ‘varredura’ do trânsito à frente, detectando a presença de outros veículos e mandando constantemente informações à central eletrônica do sistema, que, a partir delas, toma as decisões de frear ou acelerar.

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6.DESENVOLVIDO PARA O TRÂNSITO 

O radar utilizado no Adaptive Cruise Control foi desenvolvido para atender às necessidades de um ambiente viário, como ruas, avenidas e estradas, sendo projetado para detectar veículos parados e em movimento. 

7.TODO ACC É IGUAL?

A resposta para esta pergunta é “não”. Um ACC pode oferecer mais recursos do que outro, dependendo modelo. Como exemplo, o Adaptive Cruise Control que irá equipar o novo Taos, a partir do segundo trimestre do ano que vem, terá a função ‘Stop & Go’, que faz o carro parar completamente, caso o veículo à frente também pare, e retoma a velocidade assim que o veículo adiante volte a acelerar. 

No Nivus, o ACC funciona de outra forma. Quando o carro à frente começa a frear e reduzir a velocidade, o ACC fará o Nivus baixar a velocidade automaticamente até os 20 km/h. A partir deste ponto, o sistema irá alertar o motorista que ele precisa assumir o controle total do veículo, pois ele será desativado automaticamente e o motorista deverá reassumir o controle total do carro.

8.ACC NÃO ULTRAPASSA PELA DIREITA

Para reduzir os riscos de um acidente, o sistema não realiza ultrapassagens pela direita em rodovia e a velocidades acima de 80 km/h. No caso de um carro estar na pista da esquerda impedindo que o veículo atrás (com o ACC ligado) ultrapasse, mesmo o motorista mudando para a faixa da direita para tentar efetuar a manobra, o Adaptive Cruise Control faz a leitura da situação e não realiza a ultrapassagem pela direita. Para executar a manobra, o motorista terá que assumir o controle de todas as ações do veículo, pisando no acelerador e assim desabilitando o ACC, momentaneamente. 

9.REASSUMA O CONTROLE QUANDO QUISER 

Mesmo com o ACC em funcionamento, o motorista é responsável por conduzir o veículo, tomando todas as decisões. O que muitos não sabem é que, ao tocar no pedal do freio ou simplesmente pressionar a tecla ‘Cancel’ no volante multifuncional, o sistema será desligado automaticamente, por entender que o condutor quer o controle total do veículo ou que a situação necessita da intervenção humana imediata.

10.PISAR NO ACELERADOR NÃO DESLIGA O ACC 

Ao contrário do que muitos imaginam, pisar no acelerador “não” desabilita automaticamente o ACC, pois o sistema entende que o motorista, por alguma necessidade, foi obrigado a exigir mais torque e potência do motor. Durante a manobra, o Adaptive Cruise Control fica em ‘stand by’. Após a conclusão da manobra, o condutor pode tirar novamente o pé do acelerador completamente que o ACC voltará a funcionar a partir dos ajustes pré-estabelecidos de velocidade e distância em relação ao carro à frente.

[Fotos: Divulgação]

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