10 carros que zeraram em segurança no Latin NCAP; veja lista

Testes rigorosos do Latin NCAP, adotados desde 2020, revelam graves falhas de segurança em diversos modelos vendidos no Brasil.

Fiat Argo e Cronos no Teste do Latin NCAP

Modelos de grandes fabricantes como Citroën, Renault e Fiat receberam nota zero no Latin NCAP, órgão que avalia a segurança de veículos vendidos no país. Os testes incluem colisões frontais e laterais, além de sistemas de assistência à segurança, destacando a discrepância entre padrões nacionais e internacionais.

Desde 2020, o Latin NCAP adotou protocolos mais rigorosos, alinhados aos padrões do Euro NCAP, garantindo avaliações mais completas e exigentes. A lista considera apenas testes realizados após essa mudança. Esses novos critérios avaliam a proteção de adultos, crianças, pedestres e a eficácia de sistemas de assistência, revelando falhas preocupantes em diversos modelos populares.

Veja Também

⇒ Quais veículos deixaram a isenção de ICMS para trás em 2024?

⇒ 12 opções de SUVs para PCD com todas as isenções de impostos em 2024

Uma nota zero no Latin NCAP alerta sobre riscos à vida dos ocupantes. Para os consumidores, esses resultados podem influenciar na escolha de um modelo, especialmente em um mercado onde o custo-benefício muitas vezes se sobrepõe à segurança.

Veja a lista dos carros com nota zero no Latin NCAP

Citroën C3 Aircross (Novembro/2024)

Latin NCAP: Novo Citroën C3 Aircross decepciona em testes de segurança com zero estrela
  • Proteção para adultos: 33%
  • Proteção para crianças: 11%
  • Proteção para pedestres: 50%
  • Sistemas de assistência: 35%

Fiat Argo e Cronos (Dezembro/2021)

  • Proteção para adultos: 24%
  • Proteção para crianças: 10%
  • Proteção para pedestres: 37%
  • Sistemas de assistência: 7%

Renault Duster (Agosto/2021)

  • Proteção para adultos: 29%
  • Proteção para crianças: 23%
  • Proteção para pedestres: 51%
  • Sistemas de assistência: 35%

Citroën C3 (Julho/2023)

Citroën C3 teste de colisão do Latin NCAP
Citroën C3 teste de colisão do Latin NCAP
  • Proteção para adultos: 31%
  • Proteção para crianças: 12%
  • Proteção para pedestres: 50%
  • Sistemas de assistência: 35%

Renault Sandero, Logan e Stepway (Dezembro/2024)

Renault Sandero - Latin NCAP
  • Proteção para adultos: 33%
  • Proteção para crianças: 61%
  • Proteção para pedestres: 46%
  • Sistemas de assistência: 0%

Hyundai HB20 (Dezembro/2020)

  • Proteção para adultos: 19%
  • Proteção para crianças: 10%
  • Proteção para pedestres: 43%
  • Sistemas de assistência: 14%

Jac E-JS1 (Dezembro/2022)

JAC E-JS1 recebe zero estrela nos testes do Latin NCAP
  • Proteção para adultos: 0%
  • Proteção para crianças: 6%
  • Proteção para pedestres: 20%
  • Sistemas de assistência: 7%

Ford Ka Hatchback e Sedan (Dezembro/2020)

  • Proteção para adultos: 34%
  • Proteção para crianças: 9%
  • Proteção para pedestres: 50%
  • Sistemas de assistência: 7%

Kia Sportage (Dezembro/2021)

Kia sportage 2023 - crash Test Latin Ncap
Kia sportage – crash Test Latin Ncap
  • Proteção para adultos: 48%
  • Proteção para crianças: 15%
  • Proteção para pedestres: 58%
  • Sistemas de assistência: 7%

Kia Picanto (Outubro/2020)

Kia Picanto em teste do Latin NCAP
  • Proteção para adultos: 0%
  • Proteção para crianças: 29%
  • Proteção para pedestres: 51%
  • Sistemas de assistência: 7%